sexta-feira, 26 de junho de 2009

Conversa séria - Tehran

Este seria o post de ontem, mas com a morte de MJ, a pauta caiu e retomo agora.

A gripe suína continua se espalhando por aí, a crise do mercado financeiro ainda preocupa, mas agora é hora de falar do Irã. As menifestações pós eleição no Irã rendereram mulheres e crianças sendo espancadas nas ruas e o assassinato de Neda Agha Soltan, entre outros vinte. A imagem da morte de Neda foi divulgada nas redes sociais e, principalmente, no Youtube. 



O desenvolvimento da tecnologia e o assíduo uso do celular têm acelerado o fluxo das notícias. Agora temos as imagens de tudo muito rapidamente em mãos. Diversos manifestantes em Tehran fizeram imagens durante o protesto e isso permite que nós, daqui de longe, possamos acompanhar em detalhes o acontecimento. Podemos ver Neda caminhando nas ruas, quando atiram nela e ela morta no chão. A imagem de seu rosto coberto de sangue ficou bem clara na cabeça de todos. A tecnologia desfaz barreiras e nos aproxima do horror que acontece do outro lado do mundo. O Governo no Irã já demonstrou-se preocupado com a distribuição destas imagens no mundo virtual. Não dá para esconder quando há celulares com suas câmeras ligas por aí.

Para quem quiser ver um dos vários vídeos divulgados sobre Neda: http://www.youtube.com/watch?v=RkJ274UIYv0

Tem tudo no Youtube, não sou eu que estou pregando a bandeira com exclusividade. Defendo o uso da tecnologia para registrar impunidades e afins. Desde a revolta em Tehran como o mau atendimento de um gerente na Loja da Vivo, filmado por um celular que utiliza os serviços da operadora. 


VS.

Nenhum comentário: